Scroll to top

Como melhorar o desempenho e potencializar a sua performance no home office?

Como melhorar o desempenho e potencializar a sua performance no home office?

Nos últimos dias, com os decretos e medidas adotadas pelos governos, e seguindo as orientações dos órgãos de saúde para manter o isolamento social na prevenção contra o COVID-19 (Corona vírus), muitas empresas no Brasil e no mundo tiveram de adotar o modelo de trabalho Home Office.

O Home Office não é, exclusivamente, o trabalho feito de casa, visto que é comum a utilização de espaços diversos, como restaurantes, livrarias, shoppings, cafés e coworkings para a rotina de trabalho e reuniões.

Falaremos a seguir sobre algumas dicas importantes que podem colaborar para fazer a diferença no seu home office, garantindo assim mais qualidade e desempenho.

O home office é tão atrativo por proporcionar a redução de custos e flexibilidade de horários, gerando bons resultados para as empresas e aumentando a satisfação de seus colaboradores. Assim como, permitindo que as pessoas fiquem em casa, mais próximo a família, ajudando a minimizar o estresse, trazendo mais leveza ao dia-a-dia e possibilitando a escolha de uma alimentação e hábitos mais saudáveis. Mas nem tudo são flores, é importante destacar, que a disciplina e foco são fundamentais para que esse modelo funcione bem.

O primeiro entendimento que se deve ter é, o Home Office não é sinônimo de negligência e desleixo. Então, esqueça trabalhar de pijama e chinelos, pois pode comprometer sua seriedade, mesmo que inconscientemente. Adote uma rotina, por exemplo, acorde cedo, tome um banho, prepare seu café da manhã, acesse suas redes sociais e os aplicativos de mensagens, informe-se sobre os acontecimentos da sua cidade e do mundo, faça atividades físicas e em seguida, comece a sua rotina de trabalho.

Converse com seus familiares e explique que você está trabalhando e que precisa de concentração e respeito. A escolha de um local ideal pode ajudar muito, especialmente se for silencioso e isolado dos demais. Lembre-se o sofá é um grande vilão, mas tenha certeza, as redes sociais podem ser as suas interrupções mais negativas.
Ter as ferramentas certas para auxiliar no seu desempenho é fundamental. Estar bem equipado, com computador, internet com velocidade e estabilidade, uma cadeira confortável e ergonômica, farão seu trabalho render mais.

Tenha horário para iniciar e finalizar suas atividades, independente do período escolhido, o que não significa ficar oito horas trancado no escritório e sentado na cadeira só por que está em casa. É importante que se faça pausas durante o dia, movimente-se, faça alongamentos, cuide da postura e evite ficar longos períodos na mesma posição.

Não esqueça que você tem uma vida pessoal mesmo trabalhando em casa. Respeite sempre os seus limites para não comprometer o seu rendimento. Home Office é uma jornada de autoconhecimento, entendendo quando e como somos mais produtivos. Liberdade e responsabilidade andam juntas, e depende de nós potencializarmos o nosso dia para sermos cada vez mais independentes.

 

 

Agnes Zalaoum
Analista de Suporte at Time de Suporte eCOMEX

Graduado em Ciência da Computação e pós graduado em MBA de Gestão de Projetos. Atuando há 15 anos em desenvolvimento de sistemas, hoje é como consultor técnico na eCOMEX NSI na implantação do sistema eCOMEX voltado a melhoria contínua em processos de comércio exterior. Apaixonado por sua família e seu lar, também é fascinado em esportes, onde praticou por anos corridas de rua e pratica judô há 9 anos.

Related posts