Rolar para o topo

De repente, trabalhando em casa

De repente, trabalhando em casa.

Como forma de ajudar a conter a pandemia que o mundo hoje enfrenta muitas empresas iniciaram o home office, que faz com que muitas destas mesmas empresas ainda tenham que se adaptar de forma acelerada a nova necessidade.

Mudança desafiadora, que depende não só das ferramentas e assistência do empregador, mas também do comprometimento do colaborador. Chegou o momento onde milhares de colaboradores tanto desejavam, mas que agora de verdade terão que mostrar o quão podem ou devem ser produtivos neste novo cenário.

As empresas que já experimentavam essa modalidade, mesmo que de forma parcial, como empresas de consultoria e TI, onde na grande maioria dos colaboradores já possuem seus notebooks e que já proviam de acessos remotos, largaram na frente e tiveram mais facilidade para estruturar ou até mesmo consolidar processos de trabalho para continuar operando à distância e suportar essa migração.

Após este passo, muitas vezes complicado, estar superado ou ao menos de forma suficientemente operante, vem o momento de tornar produtivo todo o trabalho. Bom senso é o mínimo que se espera para lidarmos com o trabalho confinado e compulsório. Cabe a todos, empresas e colaboradores terem maturidade para agir com responsabilidade e real engajamento. Afinal, nas grandes adversidades é que surgem os campos para grandes oportunidades. Não só no mundo organizacional, mas em todos aspectos é tempo de acalmar os ânimos, respirar, refletir atitudes e pensamentos, abrir a mente, aprender com os ensinamentos e contribuir para fazer o melhor. É hora de buscar horizontes. Trabalhar corpo e mente fará toda a diferença.

Uma vez implantados e inseridos no home office, agora os times devem trabalhar de forma conjunta com cada vez mais interações em chamadas de videoconferência, aplicativos de mensagens, otimizar formas de atuar e contribuir, atender a todos e ainda assim entregar suas demandas. Está, realmente, sendo necessário planejamento, foco e organização.

Usar e melhorar de forma contínua a comunicação é ponto de suma importância e requer disrupção pois comunicar-se em tempos de home office vai além do já tradicional e-mail, que é uma ferramenta muito boa para se consolidar acordos e atos já previamente definidos, mas não é tão eficaz para discussões, entendimentos acerca do que se deve realizar. Com o e-mail documentamos atas, por exemplo, mas quando a necessidade é comunicação rápida, efetiva e muitas vezes urgente a melhor forma é a conferência e porque não videoconferência – sim, é chegada a hora de perder a timidez – pois nada como olhar a linguagem corporal e se mostrar acessível, atento e proativo. É uma forma, virtual, de estarmos presentes.

Manter um bom fluxo das atividades, com fluidez e clareza é primordial para todos estarem com status atualizado e bem informados para as melhores tomadas de decisões e resoluções de problemas. Expressar-se bem e de forma transparente encanta e edifica laços de confiança fortalecendo alicerces e vínculos e convergindo para bons resultados.

Estarmos afastados de forma brusca demanda de todos o entendimento do momento fisicamente solitário, afinal de contas a presença dos colegas de trabalho, as brincadeiras, as conversas informais, o contato direto ajudam a aliviar a tensão. Somos extremamente sociáveis e necessitamos da presença de outros. Acredito que seja essencial criar uma rotina de conversas virtuais entre os colaboradores para que as afinidades e mitigações de cansaço estejam em dia.

Melhores práticas, formações e arranjos ainda estão por vir, muitas empresas, startups, e cabeças pensantes contribuirão para modelar este novo jeito de trabalhar, uma vez que tudo leva a crer que inúmeras empresas, ante aos diversos benefícios que a modalidade traz e com combinações de sucesso, tendem a continuar com o trabalho em casa pós pandemia.

Este momento pelo qual a sociedade está vivendo tem tudo para alavancar tendências profissionais e educacionais baseadas em novas configurações. Desenvolver e aprimorar habilidades, estar atento e flexível à volatilidade e instabilidade que a pandemia nos trouxe é fundamental para o sucesso. Sejamos fortes, unidos e focados naquilo que podemos entregar com eficiência e excelência.

Que todos fiquem bem!

 

 

Augusto Gonçalves
Consultor Técnico at Time da Consultoria eCOMEX | + posts

Augusto Gonçalves é graduado em Ciência da Computação e pós graduado em MBA de Gestão de Projetos. Atuando há 15 anos em desenvolvimento de sistemas, hoje é como consultor técnico na eCOMEX NSI na implantação do sistema eCOMEX voltado a melhoria contínua em processos de comércio exterior. Apaixonado por sua família e seu lar, também é fascinado em esportes, onde praticou por anos corridas de rua e pratica judô há 9 anos.

Artigos relacionados