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Como conseguir melhores resultados através de parcerias certeiras

Iniciar, administrar e criar oportunidades para o seu próprio negócio é o sonho de qualquer empreendedor. Mas as dificuldades que aparecem na rotina e as particularidades do mercado de Comércio Exterior podem transformar esse sonho em pesadelo. Por isso, contar com parcerias certeiras é um caminho e tanto para quem quer alavancar a atuação e os resultados.

Quando falamos em parceria, não estamos nos referindo apenas a fornecedores ou distribuidores. Essa questão começa dentro de casa. Uma equipe proativa, com expertise nas rotinas de comex e que transmita confiança é um pontapé certeiro para firmar o trabalho da companhia. Para isso, valorize os profissionais, seja através de planos de carreira ou dando autonomia em relação a pequenas decisões do dia a dia. Ouça o que a sua equipe tem a dizer e busque resolver as questões do dia a dia com o apoio dela.

No que tange os negócios, é preciso levar em conta algumas questões antes de escolher a melhor forma de expandir a atuação. Primeiro, alcançar resultados depende de investimento e de muito trabalho. Para facilitar este caminho, priorize e valorize a funcionalidade das revendas. Elas podem ser um ponto chave no momento da expansão da empresa: além de já estarem estruturadas, garantem que os pedidos sejam entregues e que mais clientes possam ser atendidos.

Lembre-se também de que estamos falando de parceria. E isso significa que o negócio precisa ser lucrativo também para a revenda. Saiba abrir mão de alguns detalhes e pense no ganho em longo prazo. Busque empresas com pontos fortes justamente nas situações em que a sua ainda não conseguiu atingir um bom nível de excelência. Assim, os negócios se completam. Se o seu problema é entrega, conte com um parceiro com uma estratégia de logística eficiente. Se a questão é o comercial, busque empresas com expertise neste trabalho.

Para que uma parceria seja duradoura, deve existir um consenso entre os envolvidos. Deixe as coisas sempre bem claras, deliberando quem é responsável por cada função, o que se espera das partes envolvidas e qual o objetivo principal da parceria. Deixe claro que o que foi acordado deverá ser cumprido pelos dois lados: se a revenda deve contar com produtos excluídos da sua importadora, por exemplo, que assim seja. Se os preços praticados para este parceiro são diferenciados e ele tem prioridade quanto a entrega, cumpra o acordado.

Quando se trata de fornecedores, a parceria pode acontecer informalmente, ao longo dos anos. Ao encontrar empresas que cumpram prazos e abrem maior precedente para negociações, valorize essa parceria e busque fortalecê-la. Muitas vezes, um pedido de última hora ou a chegada de uma mercadoria dentro de um prazo apertado pode ser solucionada dessa maneira.

Por último, busque uma integração entre central e revendas, bem como com seus canais ou parceiros. Conte com a tecnologia a seu favor e integre dados através de sistemas de gestão. Assim, além de uma relação transparente, o controle de estoque, vendas e gestão é otimizado. Esse tipo de investimento facilita a reforça toda e qualquer parceria, já que o controle é uma das principais dificuldades do comércio exterior um setor em constante evolução.

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Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX NSI, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

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