Rolar para o topo
Por favor designe um menu para ser o primário

O novo perfil do profissional de Comex diante do avanço tecnológico no Brasil

O comércio exterior está passando por uma revolução impulsionada por tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), blockchain, big data, internet das coisas (IoT) e automação de processos. Soluções essas que estão redefinindo não só processos e operações, como também o próprio perfil do profissional de Comex que atua no setor.

Antes mais focados em tarefas rotineiras e repetitivas, a partir de agora, esses profissionais passam a encontrar na tecnologia uma aliada capaz de automatizar processos, tornando as operações mais ágeis, inteligentes e autônomas. Com isso, além de ganho de tempo e produtividade, passam a ganhar também atribuições mais estratégicas para tomada de decisões cada vez mais assertivas e baseadas em inteligência de mercado.

Profissional de comex: tecnologia como aliada na estratégia global

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 97% dos executivos ao redor do mundo acreditam que a inteligência artificial generativa (IA generativa) será transformadora para suas empresas e setores, e 100% esperam mudanças na força de trabalho. Além disso, 95% dos trabalhadores veem valor em trabalhar com IA generativa, e 82% já têm algum entendimento sobre essa tecnologia.

Com o uso de tecnologias emergentes, o comércio exterior vem assumindo um papel cada vez mais estratégico. Além disso, essa mudança representa uma ruptura em relação ao histórico de processos excessivamente burocráticos e repetitivos

Sistemas de gestão e agentes digitais autônomos de IA, por exemplo, podem reduzir em até 70% o tempo gasto com tarefas operacionais, como gestão e digitação de documentos. Consequentemente, os analistas podem dedicar mais tempo a decisões mais complexas e inovadoras.

Lembrando que a tecnologia não substitui a capacidade humana, mas a potencializa e impulsiona. Por isso, investir em desenvolvimento, por meio de capacitações e treinamentos, torna-se indispensável para profissionais que querem estar à frente das tendências.

Afinal, além do conhecimento sobre como manusear ferramentas tecnológicas, os profissionais do futuro precisam ir além do domínio técnico. Para isso, é essencial que desenvolvam competências em temas como análise de dados, gestão de riscos, compliance e adaptação a cenários globais dinâmicos. Com esse conjunto de habilidades, estarão aptos a integrar tecnologia com inteligência de mercado para identificar as melhores oportunidades.

O avanço tecnológico redefine o futuro do comércio exterior

Mais do que uma tendência, o avanço tecnológico no comércio exterior é uma realidade que exige uma nova postura dos profissionais do setor. Aqueles que conseguirem aliar sua experiência prática ao domínio de tecnologias emergentes estarão mais bem preparados para liderar mudanças e agregar valor às suas organizações. Consequentemente, poderão se posicionar como peças-chave na construção de um comércio exterior mais ágil, eficiente e estratégico.

Neste cenário, é fundamental compreender que o futuro do comércio exterior será moldado por quem estiver disposto a evoluir. E para isso, investir em conhecimento, participar de comunidades e manter-se atualizado com as transformações do mercado passam a ser trilhas essenciais. Além disso, são atitudes fundamentais para quem busca se destacar neste novo caminho.

Profissional de Comex_foto do autor

Por André Barros, CEO da eComex, empresa brasileira especializada em soluções de alta tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional.



🎧 Ouça o Episódio 180 do Podcast RH Pra Você Cast: A cada ano que passa, mais voltamos para o “velho normal”?

No episódio mergulhamos nas tendências que moldam o mundo do trabalho neste ano. Enquanto alguns colaboradores resistem a abandonar o trabalho híbrido ou o home office, muitas organizações anseiam pelo retorno ao “velho normal” – a jornada 100% presencial. Mas será que o “novo normal” está perdendo força?

O Debate: “Velho Normal” versus “Novo Normal”
  • Trabalho Híbrido e Home Office: A resistência persiste. Alguns colaboradores adoram a flexibilidade do trabalho remoto, enquanto outros anseiam pelo ambiente do escritório. Como equilibrar essas preferências?
  • Organizações e a Busca pelo Equilíbrio: As empresas estão reavaliando suas estratégias. O que é mais eficiente? O retorno total ao escritório ou uma abordagem híbrida? Luciana Carvalho, CEO e Fundadora da Chiefs.Group, compartilha insights valiosos.
  • Alertas para Gestores: Além das questões de formato de trabalho, Luciana destaca outros desafios que os gestores enfrentam. Como manter a produtividade, a saúde mental e a conexão entre equipes?

Fonte: RH para você

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Artigos relacionados

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar