O comércio exterior está passando por uma revolução impulsionada por tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), blockchain, big data, internet das coisas (IoT) e automação de processos. Soluções essas que estão redefinindo não só processos e operações, como também o próprio perfil do profissional de Comex que atua no setor.
Antes mais focados em tarefas rotineiras e repetitivas, a partir de agora, esses profissionais passam a encontrar na tecnologia uma aliada capaz de automatizar processos, tornando as operações mais ágeis, inteligentes e autônomas. Com isso, além de ganho de tempo e produtividade, passam a ganhar também atribuições mais estratégicas para tomada de decisões cada vez mais assertivas e baseadas em inteligência de mercado.
Profissional de comex: tecnologia como aliada na estratégia global
De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 97% dos executivos ao redor do mundo acreditam que a inteligência artificial generativa (IA generativa) será transformadora para suas empresas e setores, e 100% esperam mudanças na força de trabalho. Além disso, 95% dos trabalhadores veem valor em trabalhar com IA generativa, e 82% já têm algum entendimento sobre essa tecnologia.
Com o uso de tecnologias emergentes, o comércio exterior vem assumindo um papel cada vez mais estratégico. Além disso, essa mudança representa uma ruptura em relação ao histórico de processos excessivamente burocráticos e repetitivos
Sistemas de gestão e agentes digitais autônomos de IA, por exemplo, podem reduzir em até 70% o tempo gasto com tarefas operacionais, como gestão e digitação de documentos. Consequentemente, os analistas podem dedicar mais tempo a decisões mais complexas e inovadoras.
Lembrando que a tecnologia não substitui a capacidade humana, mas a potencializa e impulsiona. Por isso, investir em desenvolvimento, por meio de capacitações e treinamentos, torna-se indispensável para profissionais que querem estar à frente das tendências.
Afinal, além do conhecimento sobre como manusear ferramentas tecnológicas, os profissionais do futuro precisam ir além do domínio técnico. Para isso, é essencial que desenvolvam competências em temas como análise de dados, gestão de riscos, compliance e adaptação a cenários globais dinâmicos. Com esse conjunto de habilidades, estarão aptos a integrar tecnologia com inteligência de mercado para identificar as melhores oportunidades.
O avanço tecnológico redefine o futuro do comércio exterior
Mais do que uma tendência, o avanço tecnológico no comércio exterior é uma realidade que exige uma nova postura dos profissionais do setor. Aqueles que conseguirem aliar sua experiência prática ao domínio de tecnologias emergentes estarão mais bem preparados para liderar mudanças e agregar valor às suas organizações. Consequentemente, poderão se posicionar como peças-chave na construção de um comércio exterior mais ágil, eficiente e estratégico.
Neste cenário, é fundamental compreender que o futuro do comércio exterior será moldado por quem estiver disposto a evoluir. E para isso, investir em conhecimento, participar de comunidades e manter-se atualizado com as transformações do mercado passam a ser trilhas essenciais. Além disso, são atitudes fundamentais para quem busca se destacar neste novo caminho.
Por André Barros, CEO da eComex, empresa brasileira especializada em soluções de alta tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional.
🎧 Ouça o Episódio 180 do Podcast RH Pra Você Cast: A cada ano que passa, mais voltamos para o “velho normal”?
No episódio mergulhamos nas tendências que moldam o mundo do trabalho neste ano. Enquanto alguns colaboradores resistem a abandonar o trabalho híbrido ou o home office, muitas organizações anseiam pelo retorno ao “velho normal” – a jornada 100% presencial. Mas será que o “novo normal” está perdendo força?
O Debate: “Velho Normal” versus “Novo Normal”
- Trabalho Híbrido e Home Office: A resistência persiste. Alguns colaboradores adoram a flexibilidade do trabalho remoto, enquanto outros anseiam pelo ambiente do escritório. Como equilibrar essas preferências?
- Organizações e a Busca pelo Equilíbrio: As empresas estão reavaliando suas estratégias. O que é mais eficiente? O retorno total ao escritório ou uma abordagem híbrida? Luciana Carvalho, CEO e Fundadora da Chiefs.Group, compartilha insights valiosos.
- Alertas para Gestores: Além das questões de formato de trabalho, Luciana destaca outros desafios que os gestores enfrentam. Como manter a produtividade, a saúde mental e a conexão entre equipes?
Fonte: RH para você
Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.