Rolar para o topo

2020: que ano!

Foi diferente de tudo que poderíamos imaginar que fosse. No primeiro ano da segunda década do século XXI fomos atropelados pela COVID-19. Empresas do mundo inteiro sofreram muito com tudo que aconteceu. E são nessas ocasiões que o propósito, os valores e o time de uma companhia fazem a diferença.

Aqui na NSI tivemos a sensibilidade de uma liderança feminina fortíssima que antecipou nossa transição para o regime home-office logo no início de março – transição implementada com muita organização pelo nosso time de infraestrutura que acomodou 100% de nossos colaboradores em casa, conectados e trabalhando sem perdas ou baixa de produtividade. Ferramentas de colaboração adotadas anos atrás se demonstraram fundamentais para a interação dos times. Aliás, interação, comunicação e produtividade foram aspectos que mereceram nota 10 ao longo de 2020 aqui na eCOMEX NSI.

Um projeto que batizamos de “Walk the Talk” foi essencial ao longo deste ano para mantermos a relação de confiança estabelecida com nossos colaboradores (este projeto teve início no último trimestre de 2019). Através dele, eu ou a Cláudia Oliveira (nossa diretora de operações), conduzimos uma reunião com todo time da NSI, todas as segundas-feiras a partir das 9h para alinharmos discursos, compartilharmos estratégias, resultados, divulgarmos novidades, conquistas e tratarmos dos problemas (que foram muitos em função da COVID-19). Foi um instrumento fundamental para trazermos a transparência necessária que o ano de 2020 pediu. Todas as decisões, todos os caminhos percorridos, todos os impactos foram comunicados de forma clara e objetiva para todos da companhia (a média de colaboradores presentes nestas reuniões é de 85-90%).

Foi ao longo deste ano, também, que nosso time de gente e cultura, com apoio incondicional do time de marketing e liderança de operações, teve um cuidado especial com nossa gente. Seria injusto listar todas as ações, iniciativas e tratamento especial realizados sem cometer gafes ou esquecer de alguma iniciativa importante, mas, destaco um projeto especial que chamamos de “Teamgether”. Durante uma pesquisa realizada no início da pandemia identificamos que 40% de nosso time estava sentido os impactos emocionais negativos desta crise. Através do Teamgether promovemos encontros de pequenos grupos com um psicanalista clínico para que as pessoas pudessem falar, debater (de câmera aberta) e com isso aliviar o stress e reequilibrar as emoções (foram longas rodadas permeadas de debates necessários sobre o cenário instaurado, choros, compreensão e alívio).

Vale um complemento para dizer que este projeto, depois de ter cumprido com o papel de equilíbrio emocional do time, deu uma “pivotada” interessante e virou um projeto de intraempreendedorismo – quanto zelo do nosso time de gente e cultura e marketing! Quanto carinho. Sou grato por isso.

Outros dois projetos são merecedores de um destaque rápido:

  • ComexVoices – Nosso podcast totalmente idealizado e conduzido por nossos colaboradores
  • eCOMEXLab – Permitiu que nossa gente pudesse escrever e publicar artigos amparados pela nossa assessoria de imprensa e marketing que também se incumbiam de publicá-los nos principais veículos nacionais. Bingo: branding para NSI, branding para o colaborador e engajamento aumentado!

Em 2020 também entendemos que muita gente impactada pela crise precisaria de ajuda. Era, de fato, um ano em que dar o peixe seria muito mais importante do que ensinar a pescar. Apoiamos a causa nobre da “Orgânico Solidário” (e que merece ser avaliada por vocês) que distribuiu cestas de alimentos orgânicos para comunidades mais necessitadas. Também doamos alimentos e presentes para asilos e casas de menores carentes. Isso revela muito a sensibilidade de um time preocupado com o próximo.

Com o passar dos meses e depois de entendermos os impactos reais da crise nos negócios e estabilizarmos a operação, passamos a enxergar um horizonte de novas oportunidades. Aproveitamos para afiar nosso machado.

Projetos estruturantes iniciados no final de 2019 receberam foco e fizeram a diferença em nosso resultado em 2020:

  • Projeto Revolution – organização estruturante na consultoria (sensacional atuação de nossos PMOs e liderança da consultoria)
  • Projeto 90 graus e Projeto Houston – nova forma de entregar valor para nosso cliente final
  • Academia Corporativa – Parcerias com universidades e treinamentos internos (hard e soft skills) – um sucesso à parte conduzido por duas colaboradoras que se encontraram e estão mandando excepcionalmente bem!
  • Projeto Trinity – nossa sonhada jornada do cliente (Customer Experience)

Cada projeto listado acima de forma muito breve merece um post separado para que eu pudesse apresentar detalhes de sua criação e execução e ressaltar o grau real de paixão, comprometimento e energia que estão sendo empenhados em cada um deles. Costumo dizer que estes projetos estão em um nível de maturidade inicial (alguns mais avançados que outros), mas, formam um alicerce muito sólido sobre o qual poderemos construir uma fortaleza. Principalmente porque se baseiam em nosso mapa estratégico, apresentam claramente nossos valores e incentivam os comportamentos que elencamos como ideais para nossa companhia. A transformação cultural que nos empenhamos em realizar por aqui leva tempo para ser alcançada: estratégia e consistência, portanto, são quesitos necessários para isso.

2020 foi um ano que nos permitiu realizar tudo isso e muito mais. A maior parte do nosso time também aproveitou o ano e a condição de home-office que permitiu ganhar tempo, pois, deslocamentos agora não são mais necessários. Centenas de horas de treinamentos foram contabilizadas. Pessoas mais capacitadas entrarão conosco para o ano de 2021.

Dezenas de projetos foram entregues para nossos clientes ao longo de 2020.

Milhares de linhas de códigos foram programadas.

O resultado veio à galope. E foi surpreendente ver que tudo que foi plantado em 2019, floresceu em 2020 mesmo sendo um ano atípico. Diria que, não só floresceu, mas se fortaleceu e se adaptou.

Mas o que mais me alegra mesmo, foi ver um time que, apesar das adversidades impostas, soube entender, reagir, colaborar e estar disposto a crescer e a escrever um ano sensacional. Quanta gente se destacou, quanta gente cresceu, quanta gente surpreendeu e minha felicidade e gratidão por isso não poderiam ser maiores.

Nosso 2021 vai ser fenomenal. A esperança da imunização e estabilidade mundial trazem a certeza de um ano próspero e mais tranquilo.

Deixo um agradecimento e um abraço fraterno para cada um dos colaboradores da eCOMEX NSI.

Deixo também votos de um final de ano esplendoroso, de muita saúde, paz e sucesso neste novo ano que se inicia para todos nós.

Andre Barros
CEO at eCOMEX NSI | + posts

O executivo possui mais de 20 anos de experiência no segmento de Comércio Exterior. Possui vasta experiência no desenvolvimento e entrega de novos produtos e serviços e na transformação e gestão de negócios.