Rolar para o topo

eCOMEX NSI investe em automatização e IA para otimizar rotina do comércio exterior

A crescente demanda por serviços no comércio exterior tem exigido soluções que melhorem a eficiência dos processos, aumentando a produtividade dos negócios. Para otimizar a rotina de profissionais que atuam com operações aduaneiras, a eCOMEX NSI, empresa especializada em transformação digital da área de Comex dos clientes, investe ainda mais na automatização e Inteligência Artificial em 2023.

Neste sentido, duas soluções são fundamentais. Enquanto a primeira delas, o Workflow, age como uma ferramenta de orquestração, monitoramento, automatização e gestão das tarefas operacionais de importação e exportação, o Digital Assistant atua, de fato, como um “assistente digital” para execução das tarefas de recepção de informações externas e replicação nos controles internos de comércio exterior.

Trazendo um exemplo prático, dentro do processo de importação, a área de comércio exterior recebe documentos enviados por seus fornecedores e/ou parceiros (como “Commercial invoice”, “AWB”, entre outros), faz a análise desses documentos e replica as informações interpretadas em seus controles internos para dar sequência no processo. Essa á a função do Digital Assistant.

Com as ferramentas de Workflow e Digital Assistant, as equipes de comércio exterior podem atuar com maior eficiência e produtividade, concentrando seus esforços em atividades mais estratégicas, trazendo, assim, maior competitividade no mercado onde atua.

Ramon Batistella, Head de Arquitetura e Pré-Vendas na eCOMEX NSI, explica que “no caso do Workflow, é possível dar visibilidade para o gestor de possíveis gargalos operacionais para que tome medidas imediatas ou preventivas, tornando seu processo cada vez mais ágil e com o menor custo possível”, comenta. “Nosso foco é potencializar o talento humano com tarefas de maior valor agregado, deixando que máquina execute os trabalhos repetitivos”, conclui Ramon.

Ramon Batistella
Value Propostion Director | + posts

Prata da casa, Ramon, tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos, consultoria, desenvolvimento de software, implementação de sistemas, gerenciamento de mudanças e melhorias de processos de negócios em várias funções voltadas para o cliente.

 

Artigos relacionados