A crescente demanda por serviços no comércio exterior tem exigido soluções que melhorem a eficiência dos processos, aumentando a produtividade dos negócios. Para otimizar a rotina de profissionais que atuam com operações aduaneiras, a eCOMEX NSI, empresa especializada em transformação digital da área de Comex dos clientes, investe ainda mais na automatização e Inteligência Artificial em 2023.
Neste sentido, duas soluções são fundamentais. Enquanto a primeira delas, o Workflow, age como uma ferramenta de orquestração, monitoramento, automatização e gestão das tarefas operacionais de importação e exportação, o Digital Assistant atua, de fato, como um “assistente digital” para execução das tarefas de recepção de informações externas e replicação nos controles internos de comércio exterior.
Trazendo um exemplo prático, dentro do processo de importação, a área de comércio exterior recebe documentos enviados por seus fornecedores e/ou parceiros (como “Commercial invoice”, “AWB”, entre outros), faz a análise desses documentos e replica as informações interpretadas em seus controles internos para dar sequência no processo. Essa á a função do Digital Assistant.
Com as ferramentas de Workflow e Digital Assistant, as equipes de comércio exterior podem atuar com maior eficiência e produtividade, concentrando seus esforços em atividades mais estratégicas, trazendo, assim, maior competitividade no mercado onde atua.
Ramon Batistella, Head de Arquitetura e Pré-Vendas na eCOMEX NSI, explica que “no caso do Workflow, é possível dar visibilidade para o gestor de possíveis gargalos operacionais para que tome medidas imediatas ou preventivas, tornando seu processo cada vez mais ágil e com o menor custo possível”, comenta. “Nosso foco é potencializar o talento humano com tarefas de maior valor agregado, deixando que máquina execute os trabalhos repetitivos”, conclui Ramon.
Ramon Batistella
Prata da casa, Ramon, tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de projetos, consultoria, desenvolvimento de software, implementação de sistemas, gerenciamento de mudanças e melhorias de processos de negócios em várias funções voltadas para o cliente.