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Simplificação: a chave por trás do Comércio Exterior brasileiro

Em estágio de retomada devido ao impacto da pandemia de Covid-19, o cenário mundial de Comércio Exterior encontra no Brasil uma grande oportunidade de se responder à alta demanda e conquistar ganhos promissores para o meio. Segundo dados divulgados em abril, pela Secretária de Comércio Exterior (Secex), a corrente de comércio, como soma das exportações e importações, teve um crescimento de 20,6% no primeiro trimestre de 2021. Apesar do otimismo, algumas questões são imperativas para que as empresas brasileiras potencializem suas operações.

Entre os tópicos que pautam a lista de preocupações dos gestores, não há como fugir do excesso de burocracia como um problema histórico para o Comex. Nesse sentido, iniciativas que visam reduzir tempo, custos e processos desnecessários têm sido recorrentes por parte dos órgãos governamentais. Porém, isso não significa que as companhias devem permanecer paradas e esperar que as autoridades responsáveis se movimentem. Hoje, a simplificação é uma via praticamente obrigatória para que as operações não caiam em uma lentidão prejudicial.

Processos simplificados beneficiam competitividade

Felizmente, o Brasil tem avançado no que diz respeito à simplificação do Comércio Exterior. A modernização tem se refletido em novas ferramentas e plataformas, com o intuito de facilitar a vida das companhias. É inegável a contribuição da desburocratização para que o desenvolvimento econômico permaneça estimulado pelo Governo Federal, e não o contrário.

A implementação da DUIMP – Declaração Única de Importação – é um exemplo importante de que a urgência por mais praticidade nos processos não pode mais ser postergada. Entretanto, a grande maioria dessas ações conversam com a Transformação Digital do Comex, o que nos leva à discussão sobre o papel dos gestores nesse contexto. Como agir para que a simplificação, de fato,chegue a sua empresa?

É preciso abraçar a inovação

Com a finalidade de acompanhar o dinamismo do mercado e apresentar um nível satisfatório de produtividade, as empresas buscam por alternativas para readequar suas governanças de acordo com as demandas de hoje em dia. Se apoiada única e exclusivamente em sistemas manuais de gerenciamento, é quase inconcebível que a companhia demonstre condições para absorver as medidas propostas pelo governo, de modo que o negócio como um todo saia beneficiado.

Além do tópico sobre adaptabilidade, trata-se de um assunto que se estende à saúde fiscal de uma organização pouco amadurecida digitalmente. Sem expertise e o suporte tecnológico para cuidar do fluxo de informações, com prazos, exigências e obrigações que mudam a todo instante, é provável que falhas operacionais comprometam a integridade dos procedimentos. O resultado pode ser a ocorrência de punições severas por parte da legislação.

Na prática, a simplificação de processos é um caminho que, à primeira vista, pode parecer se limitar à eficiência e otimização de etapas operacionais, mas seus efeitos possuem uma dimensão muito maior. Com a automatização, o gestor sinaliza positivamente para uma nova era de assertividade e segurança fiscal, sem deixar a competitividade em segundo plano. A tecnologia, sem dúvidas,cumpre uma função conciliadora, entre a empresa e o Governo Federal.

Para encerrar o artigo, destaco que a desburocratização tende a ser um elemento cada vez mais ofuscado por ações que priorizem a inovação. Olhando para o futuro, as opções de inserir o componente tecnológico no cotidiano operacional são numerosas. Com a mudança de mentalidade dos que detém o poder de decisão, será possível construir um cenário de comex brasileiro que atenda às demandas mundiais e, principalmente, favoreça o crescimento das empresas que movimentam o setor em nosso país!

 

Divulgação Exclusiva:
Guia Marítimo (Maio 2021)

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Nathalia Amorim
Especialista em Comércio Exterio at eCOMEX NSI | + posts

A Nathalia Amorim é graduada em Administração e Pós Graduada em Logística e Comércio Internacional, com 11 anos de mercado e atuação em diversas operações de Importação e Exportação, das maiores empresas do Brasil e do Mundo. Sendo Especialista em Comércio Exterior, hoje atua como Executiva de Customer Success e Inovação na eComex NSI, tendo os esforços voltados para a modernização e melhoria contínua dos processos e produtos.

A sua paixão pela profissão e pelo setor resultou na criação do Comex Na Prática, um canal de interatividade entre os estudantes e profissionais do Comércio Exterior, que tem como compromisso maior compartilhar conhecimento, experiências e alcançar o máximo de pessoas através dos canais digitais.

 

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