Rolar para o topo

Portal Único e as fragilidades de um governo em crise

“FALTA DE VERBA AMEAÇA PORTAL QUE FACILITA O COMÉRCIO EXTERIOR”

Essa foi a notícia que nos deixou em estado de alerta nesta segunda-feira, 17. Com este título, fomos informados sobre a ameaça a sobrevivência do Portal Único, devido a crise fiscal vivida pelo Governo Federal.

Todos sabemos a importância do Portal Único, principalmente, no que diz respeito as próximas entregas referentes ao Novo Processo de Importação. De acordo com informações, a verba destinada ao projeto será de apenas 2 milhões de reais, quando seriam necessários cerca de 40 milhões para finalizá-lo.

 

E a pergunta que todos estão fazendo é: SERÁ O FIM DA MODERNIZAÇÃO?

O Governo Federal enfrenta uma forte recessão fiscal neste ano e o projeto consome verba pública além do limite esperado e em um prazo muito curto, mas, em contrapartida, o Portal Único é um projeto que “se pagará” de forma muito mais expressiva quando implementado em sua totalidade. A expectativa é de uma redução na casa dos 100 milhões de reais por ano, com a modernização dos sistemas.

Ainda sobre os impactos positivos, a expectativa da CNI (Conferência Nacional das Indústrias) é que a corrente do comércio avançará mais de 92 bilhões de dólares no período compreendido entre 2014 e 2040, número também alavancado pelo uso do Portal e a desburocratização. Ou seja, não é vantajoso para o Governo abortar uma missão que entregará resultados tão lucrativos, mesmo que em um prazo mais longo.

Diante deste cenário, a expectativa é que as entregas sofram sim um atraso, mas que o projeto continue vivo e nos planos do Governo. O impacto para a indústria e para a economia do país seria estrondoso. Hoje, de acordo com dados do Ministério da Economia, o prazo para total implementação do Novo Processo é no final de 2022.

Vale lembrar que, além da crise fiscal, o Brasil ainda enfrenta os duros reflexos da pandemia, que impactam diretamente nas contas públicas e em seus investimentos. O recebimento de verba adicional daria um bom oxigênio ao projeto.

O trabalho nas entregas por parte dos órgãos competentes, apesar da redução nos recursos, continua, assim como os nossos projetos de inovação e melhoria contínua dos produtos da eCOMEX NSI. Continuamos com foco total na modernização e adaptação das ferramentas junto aos clientes, com prioridade em atender as entregas planejadas.

Estamos acompanhando de perto todas as novidades sobre este tema e os manteremos informados através de nossa Comunidade.

Nathalia Amorim
Especialista em Comércio Exterio at eCOMEX NSI | + posts

A Nathalia Amorim é graduada em Administração e Pós Graduada em Logística e Comércio Internacional, com 11 anos de mercado e atuação em diversas operações de Importação e Exportação, das maiores empresas do Brasil e do Mundo. Sendo Especialista em Comércio Exterior, hoje atua como Executiva de Customer Success e Inovação na eComex NSI, tendo os esforços voltados para a modernização e melhoria contínua dos processos e produtos.

A sua paixão pela profissão e pelo setor resultou na criação do Comex Na Prática, um canal de interatividade entre os estudantes e profissionais do Comércio Exterior, que tem como compromisso maior compartilhar conhecimento, experiências e alcançar o máximo de pessoas através dos canais digitais.

 

Artigos relacionados