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Crescimento das exportações no Oriente Médio: onde está a oportunidade para o Brasil?

As movimentações de comércio entre o Brasil e o Oriente Médio bateram recordes em 2022. Além de um aumento nas importações advindas de nações da Liga Árabe – bloco econômico composto por 22 países do Oriente Médio e Norte da África – que bateram a casa de US$ 15 bilhões em território nacional, o destaque ainda mais significativo foi no âmbito das exportações de produtos e insumos brasileiros para a região.

Com crescimento de 23% em relação a 2021 e receita de US$ 17,7 bilhões de acordo com dados compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Oriente Médio se coloca como um centro econômico de possibilidades para que as empresas nacionais expandam seus mercados em um eixo comercial que deve seguir em ascensão.

Para termos uma ideia mais clara da importância estratégica dos países árabes no cenário atual do comércio exterior brasileiro, pode-se apontar – com base em pesquisa da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) – por exemplo, que o volume de exportações para a região foi comparativamente maior do que para a Argentina em 2022, um dos principais parceiros de mercado do Brasil.

Dito isso, quais são as oportunidades para as corporações brasileiras que desejam estender suas fronteiras para o Oriente Médio? Com base nas informações dos levantamentos supracitados, reunimos no conteúdo de hoje os principais interesses comerciais dos países árabes que importam mercadorias nacionais. Boa leitura!

Quais são as principais oportunidades?

Assim como em outros mercados, o agronegócio responde por um volume significativo das exportações realizadas para o mundo árabe. Em 2022, por exemplo, mais de 70% de todas as mercadorias comercializadas com países da Liga Árabe vieram do setor agro. Dentro desse segmento, é possível ressaltar o papel macro das carnes e grãos. Além disso, a indústria extrativista também contribuiu de modo importante para o ano recorde na relação comercial com o Oriente Médio.

De modo respectivo, os produtos e insumos mais exportados pela Liga Árabe foram, respectivamente:

● Açúcar;

● Carne e derivados de aves;

● Minério de ferro;

● Milho;

● Soja;

● Carne e derivados bovinos.

Por sua vez, os principais destinos das exportações no Oriente Médio foram os seguintes países:

● Emirados Árabes Unidos;

● Arábia Saudita;

● Egito;

● Argélia;

● Bahrein;

● Marrocos;

● Omã;

● E Catar.

Assim, sobretudo para as organizações atuantes nesses setores, há uma relevante demanda de mercado advinda dos países árabes que pode contribuir com a geração de novos negócios. Dentro desse contexto, é válido observar ainda que, graças ao aumento tanto nas importações quanto nas exportações, o fluxo comercial brasileiro com a Liga Árabe atingiu US$ 32,780 bilhões – com balanço positivo de mais de 2 bilhões para o Brasil.

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