Conheça a Lina assistente virtual de comércio exterior

Ferramenta com inteligência artificial facilita o acesso a informações oficiais sobre importação e exportação, diretamente na página do Siscomex.

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou nesta segunda-feira (20/10) a Lina, assistente virtual desenvolvida para facilitar o acesso de cidadãos, empreendedores e empresas a informações oficiais sobre comércio exterior.  Nos próximos dias, será possível conversar com a chatbot diretamente no site do Siscomex.

Criada com tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta funciona de forma contínua, com acesso aberto e sem necessidade de login, oferecendo respostas baseadas na legislação e em fontes oficiais do governo federal. Quando necessário, o sistema direciona o atendimento ao Comex Responde, que conta com suporte humano especializado. 

A Lina foi projetada para oferecer uma experiência ágil, transparente e assertiva, contribuindo para a modernização dos serviços públicos e a redução de demandas repetitivas de atendimento.

Nome escolhido pela sociedade

A nova assistente virtual recebeu o nome Lina, escolhido por meio de uma votação realizada nas redes sociais do MDIC — Instagram, LinkedIn, X (Twitter), Facebook e YouTube — que mobilizou 17.077 visualizações, 881 interações, 3.446 impressões e 10.872 contas alcançadas.

A enquete foi finalizada com 575 votos válidos e contou com a participação direta da sociedade, que escolheu o nome Lina com 45,7% dos votos, entre as quatro opções apresentadas: Tai, Duda, Elisa e Lina.

O propósito da ferramenta é de comunicar com empatia, clareza e confiança, simplificando o acesso às informações oficiais e facilitando o dia a dia de empresas, empreendedores e cidadãos.

O avatar da Lina foi desenvolvido com traços modernos e acolhedores, transmitindo empatia e confiabilidade. Sua linguagem é clara e objetiva, com foco em orientar usuários com diferentes níveis de familiaridade com o tema, sempre com base em informações oficiais.

Fonte: Gov.br

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Comissão Europeia e países do Mercosul assinaram o tratado neste sábado em Assunção (Paraguai), após...

Os Estados Partes do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, anunciam com satisfação a assinatura...

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta sexta-feira (16/1) o Painel de...