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Como a inteligência artificial pode otimizar processos no comércio exterior?

Já há alguns anos, temas relacionados à transformação digital têm sido pauta recorrente no mercado e entre as empresas, as quais, de forma contínua, buscam formas de atribuir mais eficiência, visão estratégica e produtividade aos seus processos e serviços.Nesse cenário, avanços no desenvolvimento de inteligência artificial oferecem novas possibilidades e soluções para as organizações, atentas à necessidade de se manterem competitivas dentro de segmentos cada vez mais dinâmicos.

Para se ter uma ideia dessa importância, segundo pesquisas recentes, 70% das empresas brasileiras têm a pretensão de investir em inteligência artificial ainda em 2023.

Estamos falando, nesse sentido, de um contexto no qual a inovação já deixou de ser apenas uma tendência, e passou a se posicionar como uma necessidade para as companhias, principalmente após a disrupção digital ocorrida durante o período pandêmico–o qual exigiu que boa parte das empresas buscassem novas oportunidades e modelos de negócio mais ágeis.

Naturalmente, esse movimento impulsiona também a cadeia de comércio exterior, principalmente no que tange à remodelação de processos operacionais e na busca por estratégias para a superação de desafios na área fiscal e gestão de riscos aduaneiros.

Velocidade e otimização

A utilização de inteligência artificial nas dinâmicas do comércio exterior pode trazer inúmeros benefícios às empresas, principalmente se inserida em etapas estratégicas da operação.

Hoje, já existem ferramentas inteligentes que, dentre outros pontos, atribuem maior velocidade e dinamismo aos processos de importação e exportação. Recursos que possibilitam, por exemplo, a automação de atividades, integração de sistemas e com agentes públicos, rastreamento e monitoramento e análise de dados para a tomada de decisões e predição de cenários.

Afinal de contas, levando-se em consideração a quantidade de informações que circulam em movimentações aduaneiras, é fundamental que as empresas contem com soluções que organizem e otimizem a comunicação com diferentes agentes, diminuindo os custos envolvidos e se blindando contra potenciais riscos de atrasos ou mesmo de multas e autuações.

Machine Learning: automação e apoio para a tomada de decisões estratégicas

As soluções de Machine Learning (Aprendizado deMáquina), técnicas de NLP(Natural Language Processing) e processamento paralelo por GPU (Graphics Processing Unit)fornecem base para o avanço das inteligências artificiais generativas (IAGen), sendo capazes, dentre outros pontos, de interpretar caminhos e apoiar gestores em tomadas de decisão a partir da base de dados de uma corporação.

Podemos observar como o mercado de Inteligência Artificial está crescendo e o impacto que isso tem nas principais empresas que fornecem infraestrutura para essa área. Um exemplo notável é a Nvidia (ações NVDA),uma das maiores fabricantes de GPUs e equipamentos de Datacenter para Inteligência Artificial. Nos últimos 6 meses, as ações da Nvidia tiveram um aumento impressionante de 185%, fazendo com que a empresa atingisse um valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Além disso, seus concorrentes, AMD e Intel, também tiveram um desempenho sólido, com aumentos de valor de 96% e 27%, respectivamente.

Nesse sentido, elas são grandes aliadas para a geração de resultados concretos nas empresas e seu avanço ganhou uma escala significativa nos últimos anos. De acordo com dados da Grand View Research, por exemplo, só em 2022, mais de US$ 136 bilhões foram investidos em ferramentas de IA e de Machine Learning – tendência essa que só deve crescer ao longo desta década.

Estamos falando de uma tecnologia de ponta chamada Inteligência Artificial Generativa (AI-Gen). Essa inovação revolucionária é capaz de aprender novas funções por meio de análises algorítmicas de big data, além de se integrar a outras aplicações e sistemas. Com o uso do AI-Gen, os profissionais de uma empresa ganham tempo para se concentrar em atividades mais centrais para o negócio, aproveitando todo o potencial dessa tecnologia avançada.

No escopo dos ganhos oferecidos pelas soluções, podemos destacar, por exemplo:

● O aumento de produtividade;

● Automação de processos complexos;

● Melhoria da experiência do cliente;

● A redução de custos e identificação de gargalos;

● O apoio na tomada de decisões estratégicas;

● O crescimento de receita;

● A diferenciação competitiva frente a outros players do mercado.

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Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX NSI, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

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