Fundada em 1986, a eComex desenvolve softwares para gestão de comércio exterior. A companhia tem como clientes grandes importadores e exportadores das mais diversas áreas, onde a confiabilidade e a segurança das informações são essenciais para que suas operações ocorram com o máximo de eficiência. Suas soluções são focadas não apenas para empresas brasileiras, mas também para companhias em outras regiões do mundo.
Tendo a Oracle como parceira desde 1993, a eComex já usava o banco de dados on-premises da empresa. E, nos primeiros anos da década de 2000, a companhia já tinha sua solução desenvolvida com tecnologia Oracle em uma arquitetura web de três camadas e que funcionava nos data centers de seus clientes. No entanto, para garantir a escalabilidade e a competitividade de seu modelo de negócios, a empresa precisava realizar a migração para a nuvem. E, a partir de 2017, a companhia foi uma das primeiras a utilizar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
Por que a eComex NSI escolheu a Oracle
O uso da OCI foi um passo natural para a eComex, dada a parceria de longa data com a Oracle e suas tecnologias. Mas para além desse fator, as certificações de segurança oferecidas pela Oracle também foram essenciais uma vez que está é uma exigência de seus clientes, que trabalham com dados de alta sensibilidade.
A escalabilidade da OCI também foi um ponto importante, com expansão de processamento e armazenamento ocorrendo conforme os clientes da eComex crescem e modificam suas demandas no uso de seus softwares. Tudo com ótimo custo-benefício, onde os usuários pagam apenas pelo que consomem, com alta previsibilidade.
“Os clientes que rodam nosso software na OCI têm uma série de ganhos operacionais, como disponibilidade de quase 100%, criação de instâncias em minutos e mais camadas de segurança graças aos atributos técnicos da nuvem da Oracle e ao processo ISO 27001 implementado na eComex.”
André Barros, CEO, eComex
Por fim, a eComex NSI foi a primeira empresa do mundo a usar o Oracle Cloud Infrastructure Document Understanding, um serviço de Inteligência Artificial (IA) que permite aos desenvolvedores extrair textos, tabelas e outros dados importantes de arquivos de documentos por meio de APIs e ferramentas de interface de linha de comando. Com ele, é possível automatizar tarefas de processamento de negócios com modelos de IA pré-criados e personalizar a extração de documentos para atender as necessidades específicas de clientes da eComex.
Resultados
Atualmente, a eComex tem uma carteira com cerca de 200 clientes utilizando seu software de gestão de comércio exterior, sendo que 60% operam a solução na OCI (os outros 40% estão no processo de migração). Isso permitiu à empresa ter um aumento de quase 70% em sua receita recorrente, uma vez que ela tem ganhos em duas linhas de negócio: a implantação do seu software e ainda um fee mensal pelo uso da nuvem.
Por outro lado, os clientes que rodam o software da eComex na cloud da Oracle também têm uma redução de custos, uma vez que eles não têm mais gastos com hardware, licenças e profissionais de TI para cuidar de uma infraestrutura on-premises.
Os clientes da eComex NSI também registraram ganhos de segurança ao operar o software da companhia na OCI. Além da OCI ser uma nuvem de categoria TIER 3 (máxima disponibilidade e segurança) a eComex NSI também é certificada na ISO 27001, certificação considerada a referência internacional para a gestão da Segurança da Informação.
Os clientes na eComex também tiveram diversos ganhos operacionais ao rodar o software da empresa na OCI. O índice de disponibilidade da solução na nuvem da Oracle é de 99,9%. Quando o programa roda em ambientes on-premises, o percentual de interrupção do serviço é maior, principalmente para instalação de atualizações, algo que ocorre automaticamente na cloud.
Além disso, a resolução de problemas foi reduzida de dias para minutos nas empresas optantes em rodar o software da eComex na OCI. Em ambientes on-premises, era necessário realizar uma longa investigação para identificar incidentes, até mesmo de forma presencial no cliente. Na nuvem da Oracle, a identificação é feita em poucos minutos, a partir do monitoramento no dashboard da OCI. A criação de instâncias também foi acelerada: no on-premises essa operação poderia levar entre dois e três dias; na nuvem da Oracle, ela leva cerca de meia hora.
Por fim, o Oracle Cloud Infrastructure Document Understanding permitiu a eComex criar o eComex Digital Assistant em seu software de gestão de comércio exterior. Com uso da IA da Oracle, o assistente consegue ler um documento e realizar a extração de dados do mesmo e inserindo automaticamente essas informações no banco de dados do cliente. Isso gera um ganho de produtividade de até 80% aos analistas responsáveis pela inserção desses dados, já que eles não precisam mais realizar essa operação manualmente, em um processo repetitivo e oneroso. Eles precisam apenas realizar o double check das informações e se dedicar a tarefas mais estratégicas.
Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.