Rolar para o topo
Por favor designe um menu para ser o primário

eComex apresenta novos produtos baseados em IA e lança Movimento Pulse

Movimento promove a busca incessante da empresa pela inovação tecnológica por meio de uma série de iniciativas práticas que incluem, por exemplo, a aquisição da startup D2P.

 

A eComex, empresa brasileira de soluções de alta tecnologia para gestão otimizada e automatização de operações e logística de comércio exterior, anunciou o lançamento do Movimento Pulse, que visa promover a disrupção e a inovação tecnológica para o setor. O objetivo da iniciativa é liderar a criação de uma nova era no Comércio Exterior, na qual a inovação é norma, a disrupção é bem-vinda e a tecnologia é um meio para um fim mais humano e sustentável.

André Barros, CEO da eComex, ressalta que a empresa tem um DNA disruptivo. “Em plena década de 1990, fomos a primeira companhia a desenvolver um software de gestão de comércio exterior para o mercado corporativo de grandes empresas que têm o comércio exterior como missão crítica para suas operações no país. Desde então, continuamos sendo uma marca líder e responsável, trabalhando com uma base de clientes ampla e muita robustez corporativa. Tudo isso nos permitiu tomar liderança na evolução tecnológica deste segmento”, comentou.

Vamos abrir novos caminhos ampliando nosso escopo para além do desembaraço aduaneiro, tendo uma atuação mais horizontal nas cadeias globais de suprimentos e comercial, além de nos tornarmos cada vez mais internacionalizáveis e competitivos

Ainda de acordo com o executivo, o Movimento Pulse promove a busca incessante da empresa pela inovação tecnológica por meio de uma série de iniciativas práticas que incluem, por exemplo, a aquisição da startup D2P – Diagnosis to Performance, e a oferta de novos produtos, como o Digital Assistant, um assistente virtual baseado em Inteligência Artificial.

Entre as iniciativas do Movimento Pulse, destaca-se a aquisição da startup D2P, anunciada em 2023. Avaliada em R$ 20 milhões, essa aquisição permitiu a fusão de tecnologias e experiências, impulsionando ainda mais a inovação como oferta para o mercado.

Além de acelerar e potencializar esse movimento de inovação dentro e fora da eComex, o foco e expertise da D2P possibilitam o atendimento de médias e grandes empresas por meio de novas ofertas de serviços e produtos que visam atuar na inteligência do processo logístico nas transações de importação e exportação, abrindo um mercado de quase R$ 600 milhões a ser explorado.

“A D2P traz soluções simples para os problemas complexos relacionados à logística, gestão e visibilidade do comércio exterior. Seus produtos podem ser integrados com quaisquer sistemas legados e principalmente com a nossa solução eComex Suite, agregando visões estratégicas diferenciadas e com insights verdadeiramente úteis para que nosso cliente possa concretizar a eficiência operacional e estratégica nos seus processos”, afirma André.

Digital Assistant – Document Capture

A eComex também é a primeira empresa no Brasil a utilizar o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Document Understanding, serviço de Inteligência Artificial da Oracle, como base para o desenvolvimento da solução Digital Assistant – Document Capture, que foi desenvolvida para capturar documentos, extrair e processar seus dados automaticamente, otimizando processos e gerando resultados mais efetivos para as empresas que atuam no comércio exterior.

A solução tem potencial de auxiliar atividades do comércio exterior nos mais diversos aspectos, desde redução de erros por execução manual ou de transcrição até a otimização de horas de serviço, refletindo na redução de custo operacional, e, principalmente, na liberação do tempo dos usuários para que possam pensar melhor e desenvolver novos cenários de negócios nas empresas que lideram.

Com o Movimento Pulse, a eComex reafirma seu compromisso de pioneirismo em novas tecnologias e se consolida como uma forte parceira de inovação no mercado de comércio exterior. “Vamos abrir novos caminhos ampliando nosso escopo para além do desembaraço aduaneiro, tendo uma atuação mais horizontal nas cadeias globais de suprimentos e comercial, além de nos tornarmos cada vez mais internacionalizáveis e competitivos”, explica Barros.

O lançamento do Movimento Pulse marca o início de um novo ciclo para a eComex, que pretende seguir liderando as discussões sobre mudanças no Comex e apresentando tecnologias disruptivas e inteligentes para o mercado.

Fonte: Infor Channel

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Artigos relacionados