Fiscalização ambiental de comércio exterior é tema de evento em Porto Alegre

Seminário inédito sobre a temática contou com a participação de servidores do Ibama e de órgãos federais

Porto Alegre/RS (06/06/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Direção de Proteção Ambiental (Dipro), promoveu o 1º Seminário de Fiscalização Ambiental de Comércio Exterior. O evento foi realizado de 3 a 6 de junho, em Porto Alegre (RS).

Participantes na abertura do seminário.jpg
Participantes na abertura do seminário

O encontro buscou promover os alinhamentos técnico e estratégico entre as instituições envolvidas na fiscalização ambiental. Além de representantes do Ibama, participaram servidores da Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); da Receita Federal; da Polícia Federal; e da Polícia Rodoviária Federal.

Durante os quatro dias do seminário, foram abordados temas afeitos às diretrizes de fiscalização e normatização do Ibama, como a qualidade ambiental. Os participantes debateram sobre a fiscalização de substâncias controladas, resíduos perigosos e bens sujeitos a acordos ambientais multilaterais, como os previstos nas Convenções de Basileia e de Estocolmo e no Protocolo de Montreal, e sobre a verificação de remessas e o acesso a amostras biológicas com informação genética.

Outras pautas tratadas no evento foram o combate ao tráfico internacional de animais; o controle de importação e exportações de acordo com a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites); e a fiscalização tanto de espécies da flora, quanto de pescados e derivados. O debate resultou ainda em avanços das normatizações relacionadas a Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio (SDO) e à importação de madeira nativa e de fauna.

Fonte: GOV.BR

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Tarifaço dos EUA impulsiona acordos do Brasil

Analista de Economia da CNN Victor Irajá explica, ao CNN Novo Dia, que sobretaxas de...

Ministério vê “vantagem significativa” para carne do Brasil nos EUA

Decreto de Trump reduz tarifa para US$ 44 por tonelada e pode ampliar espaço para...

Acordo comercial entre Mercosul e Singapura entra em vigor no Brasil

Tratado abre as portas do Sudeste Asiático para o bloco sul-americano O acordo de livre...