Importações da UE de produtos energéticos verdes superiores às exportações

Mas ao contrário dos painéis solares e dos biocombustíveis líquidos, as exportações de turbinas eólicas excederam “significativamente” os valores de importação, revela o Eurostat.

Em 2023, a UE importou 19,7 mil milhões de euros de painéis solares, 3,9 mil milhões de euros de biocombustíveis líquidos e 0,3 mil milhões de euros de turbinas eólicas de países terceiros, revela o Eurostat nesta segunda-feira.

O valor dos painéis solares importados diminuiu 12% em comparação com 2022 devido a uma queda dos preços, enquanto a quantidade aumentou 5%. As importações de biocombustíveis líquidos registaram uma queda de 22% em valor, com um declínio de 2% em quantidade. As importações de turbinas eólicas caíram significativamente durante este período, com uma diminuição de 66 % em valor e uma diminuição de 68% em quantidade.

Ao mesmo tempo, a UE exportou painéis solares no valor de 0,9 mil milhões de euros, biocombustíveis líquidos no valor de 2,2 mil milhões de euros e turbinas eólicas no valor de 2,0 mil milhões de euros.

Segundo o Eurostat, ao contrário dos painéis solares e dos biocombustíveis líquidos, as exportações de turbinas eólicas excederam significativamente os valores de importação.

Os números indicam também que, entre 2022 e 2023, a exportação de turbinas eólicas registou o maior aumento em valor (+49%), enquanto a sua quantidade aumentou 26%.

As exportações de painéis solares registaram um aumento de 19% em valor e de 37% em quantidade. Do mesmo modo, as exportações de biocombustíveis líquidos registaram um aumento mais elevado em quantidade do que em valor (+63 % vs +36 %).

China foi, de longe, o maior fornecedor de painéis solares, representando 98% de todas as importações.

As turbinas eólicas foram importadas principalmente da Índia (59%) e da China (29%). Relativamente aos biocombustíveis líquidos, a China liderou com 36%, seguida do Reino Unido com 13% e do Brasil com 12%, assinala o Eurostat.

 

Fonte: Jornal de negocios

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Após nova conversa com governo, EUA devem estender negociações para evitar tarifaço

O governo brasileiro e os Estados Unidos devem estender o prazo do grupo de trabalho criado para negociar...

Brasil supera recorde histórico de exportação de soja

País já embarcou mais de 51,6 milhões de toneladas em 2026, volume superior ao total...

China exige novas regras para importação de produtos alimentícios

Regulamento entra em vigor nesta segunda-feira e exige adequações de exportadores do agronegócio para manter...