Receita amplia uso de IA e mira fraudes em importações

A Receita Federal tem reforçado sua atuação sobre operações de comércio exterior, intensificando o uso de cruzamento de dados, inteligência artificial e sistemas de monitoramento avançado para detectar fraudes nas importações. De janeiro a outubro de 2024, o órgão lavrou mais de 3 200 autos de infração aduaneira, com um valor total superior a 5,3 bilhões de reais em crédito tributário lançado  segundo dados oficiais divulgados pelo próprio Fisco.

Boa parte dessas autuações tem como origem erros nas declarações aduaneiras. “As principais inconsistências aparecem na descrição da mercadoria, na classificação fiscal, no valor declarado e na origem do produto. Muitas vezes, o problema começa com uma simples negligência nos processos internos”, diz a advogada Andrea Weiss, especialista em direito aduaneiro e sócia do escritório Monteiro & Weiss Trade.

Fonte: Veja

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Comissão Europeia e países do Mercosul assinaram o tratado neste sábado em Assunção (Paraguai), após...

Os Estados Partes do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, anunciam com satisfação a assinatura...

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta sexta-feira (16/1) o Painel de...