O RTA englobará consultorias guiadas por especialistas e o apoio de IA para tirar dúvidas de clientes
Além de um serviço contínuo e colaborativo sobre as mudanças e os impactos da Reforma Tributária no Comex, o Serviço de Reforma Tributária Assistida para o Comércio Exterior – RTA, também englobará grupos de discussões, consultorias guiadas por especialistas e o apoio da agente de IA ClaudIA para tirar eventuais dúvidas de clientes sobre o assunto
A eComex, empresa brasileira pioneira no mercado de soluções de tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional, acaba de anunciar o lançamento do RTA, serviço de Reforma Tributária Assistida para o Comércio Exterior.
O novo serviço será guiado por especialistas que fornecerão informações para o cliente em cada etapa da transição da Reforma Tributária
Contínuo e colaborativo, o RTA tem como principal objetivo ajudar os profissionais que atuam no comércio exterior e logística internacional a se preparem para as mudanças previstas pela Reforma Tributária, que vai impactar todo sistema de tributos no Brasil, incluindo diretamente os importadores e exportadores.
“Por meio do RTA, nós visamos oferecer aos profissionais do Comex e logística internacional informações essenciais para antecipação às mudanças tributárias, com identificação não só de riscos, como de oportunidades a partir dos desdobramentos do governo”, explica Helenice Lima, diretora de Marketing da eComex.
Ainda de acordo com Helenice, as mudanças previstas pela Reforma Tributária devem aumentar a complexidade tributária aplicada às empresas, sobretudo durante o período de transição, no qual as organizações deverão conviver com as novas determinações, sem deixar de cumprir com as obrigações atuais.
“Diante desse contexto, uma das abordagens mais eficazes para evitar perdas financeiras significativas é contar com o apoio de consultorias, soluções tecnológicas e uma equipe especializada em análises, projeções e estratégias de planejamento. Isso porque, dependendo das características da operação de cada negócio, é viável combinar diferentes benefícios, como os Regimes Aduaneiros Especiais (destinados a incentivar a indústria e a exportação), que podem contribuir para manter o caixa das empresas”, reitera Cláudia Oliveira, diretora de Operações na eComex.
Como vai funcionar
Baseado em atualizações contínuas de legislação, tecnologia e integração, o novo serviço oferecido pela eComex será guiado por especialistas que fornecerão informações para o cliente em cada etapa da transição da Reforma Tributária — do entendimento e impacto das mudanças à adequação na prática dos sistemas e processos.
Contando com a consultoria de especialistas de referência no mercado, além de orientações sobre impactos e ajustes em ERPs, soluções de comércio exterior e soluções fiscais, o serviço engloba ainda um acompanhamento contínuo e estratégico da Reforma por meio de relatórios, atualizações em um grupo fechado no WhatsApp e encontros coletivos mensais, de até duas horas, com foco em troca de insights e experiências com outras empresas.
“Outro diferencial do RTA será a ClaudIA, a agente de IA da eComex que já automatiza o atendimento a clientes do eComex Suite (principal solução da eComex para a gestão dos processos de Comércio Exterior) e agora também passará a tirar eventuais dúvidas de clientes sobre a Reforma Tributária no Comex”, ressalta Cláudia.
Alguns dos principais benefícios previstos pelo RTA da eComex são ainda planejamento de budget e cronograma de ações para evitar surpresas e ajustes de última hora; redução de impactos fiscais e operacionais com um planejamento estruturado e orientado por especialistas; eficiência operacional, com orientações claras sobre ajustes em sistemas e processos; e visão integrada entre diferentes áreas da empresa, com TI, fiscal, jurídico, logística e Comex.
“Há uma grande oportunidade na Reforma Tributária para os profissionais de Comércio Exterior se tornarem cada vez mais estratégicos em suas empresas. Com as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e pela Lei Complementar nº 214/2025, será cada vez mais imperativo que as organizações antecipem impactos, otimizem custos e identifiquem oportunidades como regimes aduaneiros especiais e novos benefícios fiscais. Exemplo disso é que a nova lei prevê que regimes como Drawback, RECOF, entreposto aduaneiro, regimes de depósito, trânsito aduaneiro e permanência temporária mantenham a suspensão do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) em situações previstas, o que pode aliviar o caixa das empresas”, pontua Helenice.
Segundo Helenice, também haverá ganhos expressivos de previsibilidade e segurança jurídica a serem obtidos, como a uniformização do tratamento em âmbito federal, estadual e municipal para alguns regimes aduaneiros especiais, e a clara regulamentação de quando e como os tributos serão suspensos ou diferidos, o que irá ajudar a reduzir riscos de contencioso e surpresas de custo.
“Para que tais ganhos se materializem, contar com serviços especializados (como RTA ou equivalentes) será de grande valia, tanto para garantir a conformidade legal à luz das novas regras quanto para que a área de Comex atue de forma proativa, usando regimes aduaneiros e benefícios fiscais para impulsionar competitividade e sustentabilidade financeira das empresas”, conclui Helenice.
Fonte: Infor Channel
Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.
- eCOMEXhttps://www.ecomex.com.br
- eCOMEXhttps://www.ecomex.com.br
- eCOMEXhttps://www.ecomex.com.br
- eCOMEXhttps://www.ecomex.com.br


