eComex lança plataforma com IA na Oracle Cloud Infrastructure para transformar operações de comércio exterior

Fornecedor de software de e-commerce e comércio exterior automatiza processamento de documentos e aumenta eficiência com OCI.

Oracle AI World, Las Vegas —15 de Outubro de 2025

Oracle Acceleron

A provedora brasileira de soluções de comércio exterior eComex lançou uma nova plataforma para ajudar a transformar operações de comércio exterior na Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Rodando na OCI e desenvolvida com Oracle APEX, a eComex Pulse Edition incorpora os serviços de IA da Oracle, incluindo OCI Document Understanding, para ajudar a revolucionar a forma como importadores e exportadores automatizam e escalam suas operações.

Líder em soluções de comércio exterior com quase 40 anos de experiência de mercado, a eComex tem confiado nas tecnologias Oracle há quase 30 anos para ajudar a construir soluções robustas para algumas das maiores organizações do Brasil, como Petrobras, Latam Airlines, GE, BASF, BOSCH e Dexco. A eComex adotou a OCI como infraestrutura subjacente para a eComex Pulse Edition, que inclui seu AI Digital Army, um conjunto de agentes de IA autônomos construídos e implantados na OCI.

“Adotar a tecnologia Oracle há três décadas foi uma decisão estratégica que continua a trazer resultados hoje”, disse André Barros, CEO da eComex. “Com as soluções de IA e nuvem da OCI, estamos oferecendo uma nova geração de soluções que não apenas automatizam processos complexos e manuais, mas também liberam as pessoas para se concentrarem em criar, inovar e gerar valor para suas empresas.”

Automatizando o futuro do comércio exterior

O AI Digital Army da eComex aproveita os serviços abrangentes de IA da Oracle, incluindo OCI Document Understanding, computação e armazenamento seguros, e análises avançadas de dados. Esses agentes operam continuamente para automatizar e otimizar cada etapa das operações de comércio exterior, aproveitando totalmente a escalabilidade, segurança e capacidades de integração da OCI.

O AI Digital Army da eComex é composto pelos seguintes agentes:

  • ClaudIA: respondendo perguntas sobre produtos, Declaração Única de Importação (DUIMP) e processos, a assistente digital ClaudIA acelera significativamente o suporte ao cliente. Ela utiliza modelos de processamento de linguagem natural (NLP) disponíveis nos serviços de IA da OCI para entender e responder às consultas dos usuários com agilidade e precisão.
  • Titan: ao automatizar o processo de leitura e inserção de informações de documentos comerciais, Titan – reconhecido pelo Oracle Partner Innovation Awards 2024 – reduz o tempo de processamento em até 70%. Titan é alimentado pelo OCI Document Understanding e pode extrair e classificar dados-chave de faturas, conhecimentos de embarque, declarações de importação/exportação e listas de embalagem. Essa extração inteligente alimenta diretamente a plataforma e o software de planejamento de recursos empresariais (ERP) do cliente, economizando tempo e reduzindo erros.
  • Intelia: monitorando e organizando dados do Diário Oficial do Brasil e do Siscomex, Intelia transforma informações em insights confiáveis para a tomada de decisões. Aproveitando OCI Compute e Oracle Autonomous Database, Intelia agrega e analisa continuamente dados, garantindo conformidade e insights operacionais atualizados.
  • PopAI: ao analisar faturas e listas de embalagem, PopAI ajuda a otimizar a consolidação de cargas, custos de frete e prazos de entrega. PopAI utiliza os serviços de IA e análises da OCI para avaliar dados estruturados e não estruturados, agilizando decisões logísticas para os clientes.
  • Atrix: sugerindo classificações fiscais e atributos de produtos diretamente integrados com ERPs e PUCOMEX, Atrix aumenta a precisão e a escalabilidade da análise fiscal. Atrix aplica modelos de IA treinados e gerenciados na infraestrutura de IA da OCI.

Ao combinar automação, precisão e inteligência estratégica, esses agentes trabalham colaborativamente para liberar equipes de tarefas repetitivas, enquanto ajudam a garantir maior agilidade, conformidade e escalabilidade. Como resultado, o alto desempenho, escalabilidade e segurança integrada da OCI permitem que o AI Agent Army da eComex ajude os clientes a melhorar a eficiência operacional.

“A eComex está ultrapassando os limites da transformação digital para enfrentar desafios no comércio exterior”, disse Leandro Vieira, vice-presidente de IA e Tech Cloud da Oracle América Latina. “Aproveitando o alto desempenho, os recursos avançados de IA e a arquitetura segura da OCI, a eComex está bem posicionada para escalar inovação, acelerar crescimento e entregar valor mensurável aos seus clientes.”

Fonte: Oracle

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Contando com três embaixadores executivos de mercado, a Comex Pulse Comm tem como propósito conectar...

Em reunião com secretários estaduais de Desenvolvimento, presidente em exercício encaminhou ações para ampliar integração...

Durante encontro promovido pela Amcham, vice-presidente reafirma importância do diálogo e da negociação Os s...

Contato

Telefone +55 19 2660-2069
Suporte +55 19 2042-2069
comercial@ecomex.com.br

São Paulo: Av. das Nações Unidas, 12.901 – 12º andar.
Limeira: Rua Carlos Gomes, 1321 – 3º andar.

©2025, NEW SOFT INFORMATICA LIMEIRA LTDA. Todos os direitos reservados