Assinatura do acordo UE-Mercosul será adiada para janeiro

A assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul foi oficialmente adiada para janeiro de 2026, após negociações intensas no Conselho Europeu em Bruxelas. O tratado, que vinha sendo discutido há mais de 25 anos, estava previsto para ser assinado ainda em dezembro durante a cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, no Brasil, mas acabou postergado devido à falta de consenso entre os países europeus e à pressão de grupos agrícolas contrários ao acordo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comunicou aos líderes do bloco que seriam necessárias semanas extras de diálogo para atender às demandas de alguns Estados-membros, especialmente no que diz respeito a proteções para o setor agrícola. Países como França e Itália expressaram preocupações maiores, defendendo salvaguardas para seus produtores locais antes de avançar com a assinatura.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera atualmente a presidência rotativa do Mercosul, mencionou que a primeira-ministra italiana pediu mais tempo para garantir apoio interno ao acordo. Apesar do adiamento, ele afirmou que as negociações seguem abertas e que há expectativa de que o pacto seja finalmente assinado no início do próximo ano.

O acordo entre a UE e o Mercosul é considerado um dos maiores tratados de livre comércio do mundo, com potencial para reduzir tarifas e ampliar o intercâmbio entre os dois blocos, abrangendo um mercado de centenas de milhões de consumidores e grande parte do PIB global.

Fonte: Exame

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Gecex concede ex-tarifários e mantém tarifa de importação para 120 produtos de bens de capital e de informática e telecomunicações

Em cumprimento ao cronograma de deliberações estabelecido pelas Resoluções Gecex n° 852/2026 e nº 853/2026,...

MDIC e MMA lançam projeto internacional para impulsionar economia circular na indústria

Projeto coliderado pelos dois ministérios tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas com foco...

Ataques no Oriente Médio travam rotas de petróleo e disparam preços no mercado

Medo de interrupção no fluxo de barris e tensões em rotas estratégicas pressionam mercados e...