Plano Brasil Soberano busca abrir novos mercados e fortalecer exportações brasileiras

Plano Brasil Soberano, instituído pela MP 1.309/2025, foi tema de debate nesta quarta-feira (01/10/2025) na comissão de senadores e deputados federais responsável por sua análise. A medida provisória visa reduzir impactos das tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros, reestruturando o seguro de crédito à exportação e oferecendo linhas de financiamento aos setores mais afetados. Especialistas destacaram que a iniciativa pode abrir novos mercados para produtos nacionais.

Debate e participação de autoridades

A reunião foi conduzida pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), presidente da comissão, e pelo senador Fernando Farias (MDB-AL), relator do grupo. Participaram representantes da Apex, Camex e Banco do Brasil, além do Banco do Nordeste.

O coordenador de análise de mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)Ulisses Pimenta, apresentou o mapeamento de setores e regiões mais afetadas pelas tarifas dos EUA, assim como oportunidades em mercados alternativos. Segundo ele, ações como o Exporta Mais Brasil aproximam empreendedores nacionais do comércio exterior, com mais de 160 empresas de 50 países envolvidas neste ano.

Financiamento e seguro de crédito à exportação

O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex)Rodrigo Zerbone Loureiro, ressaltou que a MP 1.309/2025 agiliza a concessão de seguro de crédito à exportação e os processos de indenização, fortalecendo a atuação conjunta de fundos públicos e privados.

Segundo Rodrigo, a medida provisória cria mecanismos efetivos para proteção dos exportadores, garantindo agilidade e segurança jurídica na operação de créditos e financiamentos destinados aos setores impactados.

Diversificação de mercados e acordos internacionais

O embaixador Philip Fox, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, destacou que a diversificação de mercados é eixo central do Plano Brasil Soberano para enfrentar o tarifaço norte-americano.

Como exemplo, Fox mencionou negociações para fechar acordos comerciais com a União Europeia, ampliando alternativas de exportação e reduzindo a dependência do mercado americano. A comissão ouviu também representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, abordando linhas de financiamento e estratégias de suporte a exportadores.

*Com informações da Agência Senado.

Fonte: Jornal Grande Bahia

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Contando com três embaixadores executivos de mercado, a Comex Pulse Comm tem como propósito conectar...

Em reunião com secretários estaduais de Desenvolvimento, presidente em exercício encaminhou ações para ampliar integração...

Durante encontro promovido pela Amcham, vice-presidente reafirma importância do diálogo e da negociação Os s...

Contato

Telefone +55 19 2660-2069
Suporte +55 19 2042-2069
comercial@ecomex.com.br

São Paulo: Av. das Nações Unidas, 12.901 – 12º andar.
Limeira: Rua Carlos Gomes, 1321 – 3º andar.

©2025, NEW SOFT INFORMATICA LIMEIRA LTDA. Todos os direitos reservados