CNI: confiança da indústria exportadora do Brasil desaba com tarifaço

Segundo pesquisa da CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou, entre junho e agosto, de 50,2 pontos para 45,6 pontos.

A confiança da indústria exportadora do Brasil diminuiu de forma significativa nos últimos dois meses, principalmente por causa do tarifaço comercial imposto pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o que mostra um levantamento divulgado nesta segunda-feira (1º/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou, entre junho e agosto, de 50,2 pontos para 45,6 pontos.

O indicador varia de 0 a 100. De acordo com a CNI, valores acima dos 50 pontos mostram otimismo do setor; abaixo de 50, pessimismo.

Ainda de acordo com a CNI, o aumento do pessimismo dos empresários industriais tem ligação com o tarifaço de Trump, que entrou em vigor no dia 6 de agosto. O Brasil é alvo de taxas de 50% sobre grande parte de seus produtos exportados aos EUA.

Em junho, o índice da CNI registrou queda de 1,7 ponto. Em julho, de 2,9 pontos, totalizando 4,6 pontos de recuo no período.

Fonte: Metrópoles

+ posts

Fundada em 1986, a COMEX, pioneira em desenvolvimento de aplicações para gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior.

Compartilhar:

Posts recentes

Comissão Europeia e países do Mercosul assinaram o tratado neste sábado em Assunção (Paraguai), após...

Os Estados Partes do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, anunciam com satisfação a assinatura...

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta sexta-feira (16/1) o Painel de...